quinta-feira, 4 de junho de 2009

Historial

Fundada em 26/Junho/1975, da fusão de duas colectividades que lhe foram pré-existentes - a Tuna Recreativa Mucifalense e o Grupo Desportivo Mucifalense - a União Mucifalense consubstanciou desde a sua origem, um legado desportivo e cultural decorrente da anterior tradição associativa existente no Mucifal.
Com um projecto cuja filosofia de intervenção se pautou desde o seu início por duas vertentes nucleares, traduzidas na aposta da formação desportiva e cultural e na valorização continuada do seu património, desde cedo o esforço da União Mucifalense começou a dar frutos e a merecer a consagração e reconhecimento dos poderes públicos. É assim, que em 18 de Julho de 1980, através de despacho publicado no "Diário da República"(IIsérie, nº 164, pp.4834) é reconhecido à União Mucifalense o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
Na vertente desportiva, a União Mucifalense foi herdeira de uma tradição de ligação ao futebol desde a década de 40, que levou à fundação e participação em provas federadas do antigo Grupo Desportivo Mucifalense. No plano dos resultados desportivos, destaque para a vitória alcançada em Junho de 1985, no Campeonato Distrital da III Divisão da Associação de Futebol de Lisboa e para a subida da equipa sénior à I Divisão Distrital da A.F.Lisboa, em 2005. Hoje, a secção de futebol, fruto de um trabalho de décadas, movimenta um significativo número de atletas distribuídos por sete equipas, que da formação aos seniores, integram os quadros competitivos oficiais da A.F.Lisboa.
Também a Pesca Desportiva de Mar desde cedo funcionou como modalidade de referência, tendo a União Mucifalense conseguido ganhar pela primeira vez o Campeonato Nacional de Pesca Desportiva de Mar por equipas em 1977, seguindo-se idêntica vitória em 1993. Este título levou a União Mucifalense a representar Portugal no 3º Campeonato do Mundo de Clubes, disputado em Aveiro, em Maio de 1994, onde alcançou a medalha de bronze, em resultado do 3º lugar conseguido. Em 1997, a conquista de novo Campeonato Nacional, permite alcançar o vértice competitivo desta modalidade, quando em 1998, no Algarve, a União Mucifalense se sagra Campeã do Mundo por equipas e em 2001, em França, José Henrique Nunes alcança o título de Campeão do Mundo individual de Pesca Desportiva de Mar. Por seu lado, em 2004, na sequência de mais um título nacional conquistado em 2003, no Campeonato do Mundo de Clubes disputado na Sicília, a União Mucifalense consegue mais uma medalha de bronze, correspondente ao 3ºlugar conquistado. Por fim, referência para o triunfo no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, alcançado na temporada desportiva de 2007.
Ainda no plano competitivo, ao longo de mais de uma década (na transição dos anos 70, para os anos 80) o atletismo na categoria de populares, nos seus diferentes escalões etários, foi modalidade com forte implantação, traduzida na conquista de vários troféus e projectando a União Mucifalense em diversas provas a nível nacional.
Secção criada em Setembro de 1988, também o Judo desde cedo mereceu lugar de relevo, com diversos títulos alcançados a nível regional e nacional. Tais resultados levaram a que atletas da União Mucifalense fossem chamados a integrar as selecções nacionais de Juvenis, Esperanças e Juniores, representando Portugal em diferentes competições internacionais. No plano competitivo, a par dos títulos nacionais conseguidos nos escalões citados, merece referência de destaque o 2º lugar alcançado pela equipa de Juniores, na Liga Madrilena de sub19, prova disputada entre Novembro de 2006 e Junho de 2007, em Madrid, por 43 equipas.
Finalmente, apesar de ser a mais recente secção competitiva do clube, o Pool em consequência da regularidade dos bons resultados individuais dos seus atletas, tem levado à sua participação em torneios internacionais em representação das cores de Portugal, com destaque para a sua participação repetida no BCA Championship, disputado em Las Vegas.
Decorre pois da filosofia de um projecto desportivo onde os resultados da formação trouxeram frutos tão positivos, novos saltos qualitativos eram necessários, no sentido não só da rentabilização e optimização da oferta desportiva como na sua diversificação com a criação de novas modalidades. É assim, que após um esforço continuado de boas vontades é inaugurado em 11 de Outubro de 1997, o actual Complexo Desportivo da União Mucifalense.
Por seu turno, também a vertente cultural e recreativa corporizou num acto de coerência de gestão, as mesmas preocupações de formação e dinamização das respectivas secções, com a criação em Agosto de 1984, da Banda da União Mucifalense, à qual está ligada a Escola de Música, materializando uma tradição de produção e ensino musical já pré-existente de décadas anteriores, herdada da antiga Tuna Recreativa Mucifalense.
Ainda na área cultural, realce para o Grupo Cénico da União Mucifalense que reactivando a sua prática teatral nos anos oitenta, tem vindo a conseguir em continuidade, desde a segunda metade da década de noventa, um lugar de relevo na cena treatral concelhia, com sucessivos prémios colectivos e individuais, no âmbito dos Festivais e Mostras de Teatro Amador do Concelho de Sintra.
Também em termos culturais a valorização do património mereceu a melhor atenção, com a construção de um novo edifício sede, inaugurado em 1984, que tem vindo em fases sucessivas, a sofrer a dotação de novos equipamentos.
É pois em síntese, esta a história de alguns dos momentos nucleares da vida da União Mucifalense, colectividade que traduzindo uma forte tradição associativa local, tem procurado responder às necessidades e interesses desportivos, culturais e recreativos do meio e da comunidade em que se insere.

Sem comentários:

Enviar um comentário